Share |

BE - Penafiel denuncia falta de transparência na gestão municipal

Gráfico das posições de Penafiel no índice entre 2015 e 2017
Bloco de Esquerda - Penafiel

No passado dia 20 de Abril, sexta-feira, o Bloco de Esquerda de Penafiel publicou, através da sua página de Facebook, um comunicado (disponibilizado em anexo) em consideração da recente divulgação do Índice de Transparência Municipal, um indicador da transparência e da abertura ao escrutínio do poder local por parte d@s cidadãs e cidadãos publicado pela Transparência e Integridade - Associação Cívica, secção portuguesa da rede anti-corrupção Transparency International.
Como refere o documento, os municípios em melhor posição no índice são Alfândega da Fé, em Bragança, e Vila do Bispo, em Faro, sendo ambos os municípios geridos por executivos do PS; em constraste, os últimos lugares são ocupados por Pedrógão Grande, em Leiria, e Porto Moniz, na Madeira, também ambos geridos por executivos do PS, ainda que, no mandato autárquico anterior - que ainda ocupou a maior parte do ano de 2017 -, o executivo tenha sido do PSD.
Incidindo sobre a sub-região do Vale do Sousa, os bloquistas relevam o posicionamento de cada autarquia pertencente à mesma: Paços de Ferreira - 24º; Paredes - 29º; Lousada - 47º; Penafiel - 134º; Castelo de Paiva - 172º; Felgueiras - 209º. Entre estes seis municípios, apenas Castelo de Paiva e Paredes apresentam subida no ranking. Os restantes caíram - entre estes Penafiel, que desceu 38 posições.
Perante os resultados negativos do ano de 2017, que se seguem a outra queda, anteriormente verificada, de 2015 para 2016, de 25 posições, o Bloco de Esquerda de Penafiel declara "lamentar que a coligação de direita" - coligação PSD-CDS que possui maioria tanto no executivo como na Assembleia Municipal - "persista nesta trajectória de sonegação de informação à população", que representa uma fuga "ao escrutínio da opinião pública".
Por fim, aponta-se para a defesa de "uma prática política aberta, participada e exigente na defesa do interesse público e da dignidade das pessoas", que se identifica como marca característica do Bloco de Esquerda, que apenas se concretizará "com a disponibilização de informação fiável, detalhada e transparente".

AnexoTamanho
30741269_233178674087213_8254923101347774464_n.jpg448.39 KB