Luís Monteiro e representantes do BE/Penafiel reúnem com docentes do AEJA

Na EB Penafiel Sul: representantes da comunidade escolar e do BE
Adriano Campos - BE Porto

No dia 4 de Setembro, o deputado Luís Monteiro - das comissões parlamentares de Educação e Ciência e de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto -, acompanhado de representantes locais do BE-Penafiel, reuniu com o director do agrupamento, professores e representantes da associação de pais, de modo a abordar a requalificação das Escolas Básica Penafiel Sul e Secundária Joaquim de Araújo, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, cuja recomendação, sob a forma de dois projectos do BE, um para cada escola, e um do CDS para a ES Joaquim de Araújo, foi aprovada na Assembleia da República, com a abstenção do PS e fotos a favor das restantes bancadas.
A necessidade de reabilitação das infraestruturas escolares ficou, mais uma vez, clara, expressando os respresentantes da comunidade escolar o desejo de a ver realizada o mais rapidamente possível, preferivelmente já em 2019, ano cujo Orçamento de Estado está em preparação, tendo em conta a dificuldade de se obter a alocação da verba para a recuperação neste ano, pelo facto de não ter estado prevista no Orçamento de Estado de 2018.
Por último, foi discutido o fecho do jardim de infância de Bustelo, perante o qual mostraram preocupação pela perda de um importante serviço de educação de qualidade e proximidade.