BE Penafiel organizou Sessão Pública sobre Trabalho em Cabeça Santa

Sessão pública na Junta de Freguesia de Cabeça Santa
Bloco de Esquerda

No passado sábado, 7 de Março, decorreu a sessão pública 'Emprego com direitos' organizada pelo Bloco de Esquerda de Penafiel na Junta de Freguesia de Cabeça Santa.

As intervenções iniciais do deputado do BE José Soeiro e do Presidente da Associação Profissional de Trabalhadores das Pedreiras Manuel Teixeira focaram-se nos avanços conquistados com a luta dos trabalhadores das pedreiras e o apoio do Bloco no domínio do estatuto de profissão de desgaste rápido. José Soeiro resumiu o percurso da luta e o envolvimento do Bloco na mesma, introduzindo vária outras preocupações que o BE tem trabalhado, em particular no que toca a direitos laborais - incluindo salários; contractos de trabalho; condições de trabalho no que toca à saúde, higiene e segurança. Manuel Teixeira lembrou todo o percurso que conduziu aos objectivos da luta dos pedreiros que lançou, referindo a importância dos pedreiros se juntarem à Associação para poderem avançar muitos aspectos das condições de trabalho que estão por resolver.

Passando a palavra ao público, houve várias pessoas que partilharam a sua experiência em profissões desgastantes, com condições agravadas pela falta de ou insuficiente resposta por parte de instituições públicas como a Autoridade paras as Condições no Trabalho (ACT) e a Segurança Social. Alguns pedreiros alertaram para a insustentabilidade do sector das pedreiras devido à dificuldade em atrair trabalhadores para uma profissão em que não são devidamente respeitados.

Por último, o deputado do Bloco sintetizou o caminho futuro da intervenção do Bloco em questões de Trabalho, apelando à organização das trabalhadoras e dos trabalhadores para que mais avanços se consigam neste domínio, sempre com o apoio e solidariedade do Bloco de Esquerda.